Perguntas Frequentes
O processo de seleção da TAP AIR PORTUGAL é rigoroso, exigente, e procura pessoas que correspondam com o perfil adequado. Recrutamos pessoas disponíveis, com capacidade de comunicação, responsáveis, que tenham facilidade em trabalhar em equipa, dinâmicos e orientados para os objetivos.

 
1.Onde posso encontrar as oportunidades disponíveis na TAP Air Portugal?
Todas as oportunidades disponíveis encontram-se publicadas na página dos concursos.
2.O que deverei fazer se não encontrar uma oportunidade de acordo com as minhas competências atuais?
Convidamo-lo a submeter a sua candidatura através da página candidatura espontânea.
Iremos comparar a sua experiência e competências com os requisitos das oportunidades que se tornarem disponíveis e entraremos em contacto caso exista uma que se adeqúe ao seu perfil.
3.Quais são as condições para o ingresso na carreira de Piloto Comercial na TAP AIR  PORTUGAL?
Para saber sobre a carreira, consulte o seguinte documento.
4.Quais são as condições para o ingresso na carreira de Assistente/Comissário na TAP AIR PORTUGAL?
Para saber sobre a carreira, consulte o seguinte documento.
5.Onde se encontram as instalações da TAP AIR PORTUGAL?
Consulte a seguinte página.
6.Quais as áreas a que me posso candidatar?
Para se informar sobre as áreas de candidatura, consulte a página das funções.
7.A TAP acolhe Estágios?
Sim. A TAP promove a realização de Estágios Curriculares e Estágios no âmbito de Programas de Desenvolvimento de Teses de Mestrado e de Verão. A sua recetividade depende da área de formação do aluno, bem como da disponibilidade e necessidade da Empresa
8.Como formalizar o pedido de Estágio?
Embora a TAP dê prioridade aos pedidos de estágio vinculados pelas Escolas, a empresa também recebe candidaturas espontâneas. Todos os pedidos devem ser enviados, através de e-mail, acompanhados do C.V. do aluno e de uma carta da Escola, onde conste toda a informação referente ao estágio.
9.Para onde deve ser dirigido o pedido?
O pedido e a restante documentação deverão ser enviados para o seguinte endereço eletrónico – estagios@tap.pt
10.Em que período se pode formalizar o pedido?
Em qualquer momento.
11.A TAP privilegia algumas áreas de formação?
A empresa privilegia os candidatos com formação média ou superior, nas áreas ligadas à sua atividade/negócio, p.e.: Engenharia, Gestão, Marketing, Gestão de Sistemas de Informação, Ciências Sociais.
12.Qual a duração do Estágio?
À partida nunca deve ser inferior a 3 meses, com exceção dos estágios de Verão e outros cujo plano de curso defina uma duração inferior.
13.O estágio é em full-time ou part-time?
O estágio deve decorrer em full-time, mas o horário efetivo é acordado entre a empresa, a Escola e o Estagiário.
14.Há algum acompanhamento do estágio?
Sim. O estagiário deve ter um professor que orienta o seu estágio e mantém o contacto com a empresa (orientador da Escola). Da parte da Empresa é nomeado um Técnico com reconhecida qualificação da Área profissional onde o estagiário é inserido, designado para o efeito, para acompanhar e orientar o Estagiário e o respetivo estágio (orientador da Empresa). 
15.Que facilidades são concedidas ao estagiário?
Não existe qualquer tipo de remuneração/bolsa para o estagiário. No entanto, para além de proporcionar um contacto com a realidade do mundo do trabalho, numa vertente técnica e cultural, é facultado o acesso ao refeitório da Empresa para tomada da refeição – almoço. O seguro é da responsabilidade da Escola – Seguro Escolar.
16.Há algum documento para formalização do estágio?
Sim. É celebrado um Protocolo de Estágio entre as partes envolvidas, cujo modelo é opcional – Escola ou TAP.
17.Após o estágio curricular é possível prolongar a ligação da empresa ao estagiário?
Sim. Essa continuação passará a ser um acordo somente entre a empresa e o estagiário (ex-aluno), podendo a Escola colaborar no processo. As condições são as definidas, de acordo com a legislação em vigor – Estágios Profissionais.
18.Há algum trabalho/relatório que o Estagiário tenha de entregar?
Sim. No final do estágio, o aluno tem um prazo (15 dias) para entregar um relatório, que depois será avaliado pelo Orientador (TAP) e apresentado na Escola e na Empresa. O resultado final do estágio será o somatório da classificação final do estágio (ficha de avaliação) e do respetivo relatório.